
A cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, enfrentou um tornado na tarde de terça-feira (23) que provocou intensa chuva e ventos fortes, resultando em consideráveis estragos em toda a região.
Apesar dos danos materiais, não houve feridos. As famílias cujas casas foram afetadas procuraram abrigo com parentes e amigos. Conforme informações da prefeitura, até o momento, não há registros de desabrigados ou desalojados.
O fenômeno atingiu com maior impacto a comunidade de Vila Rica, onde uma escola municipal teve o telhado danificado, assim como cerca de 20 residências, conforme relatado pela Defesa Civil local.
Adicionalmente, a queda de duas árvores foi reportada: uma na Rua Pedro Antonello e outra na comunidade de São Luiz. No bairro Imigrante, o Corpo de Bombeiros atendeu a casos de destelhamento em um imóvel e em um edifício residencial.
A Defesa Civil aconselhou a população de Farroupilha a evitar se aproximar das áreas danificadas pelo tornado e alertou contra a realização de reparos sem assistência profissional, especialmente devido ao risco com cabos elétricos caídos que podem estar energizados.
A previsão do tempo para o estado do Rio Grande do Sul na quarta-feira (24), véspera de Natal, indica chuva de intensidade moderada a forte.
O reconhecimento do evento climático como tornado foi confirmado após análise técnica do Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. A análise constatou que os detritos foram lançados em múltiplas direções, uma característica típica de tornados, com ventos que superaram 100 km/h.